ENEM 2019 será reformulado

ENEM 2019 será reformulado

Provas aplicadas em dois dias, temas de redação de cunho social ou político, questões abstratas e demais tópicos do conteúdo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão ser revisados pelo MEC (Ministério da Educação) no próximo governo federal que assume no dia 1º de janeiro de 2019.

O novo Ministro da Educação que assumirá em janeiro de 2019, Ricardo Veléz Rodriguez, já declarou ser favorável ao pensamento pedagógico de Anísio Teixeira e considera o atual ENEM como um conjunto de provas complicadas que funcionam como instrumento de ideologização sem desenvolver o processo de capacitação do indivíduo.

O professor Ricardo Veléz Rodriguez é colombiano naturalizado brasileiro, e já expressou a vontade de reformar o conteúdo das provas do ENEM. A respeito da manutenção de programas que ampliam o acesso às universidades superiores como SiSU, Prouni e FIES, o futuro ministro não deu ainda uma declaração a respeito.

O ano de 2018 registrou a maior evasão do FIES durante a aplicação do Novo FIES lançado ainda pelo governo Temer e diminuição de vagas em universidades públicas e particulares.

Na aplicação das provas do ENEM 2018, nas redes sociais, muitos estudantes reclamaram que estudaram matérias sérias em casa e nos cursinhos e na hora da prova foram pegos de surpresa com questões que abordavam temas com simplismos. Muitos estudantes também reclamam dos dois dias de provas, o que torna a aplicação do ENEM cansativa.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*