FIES 2018 e 2019 inscrição à beira da falência

FIES 2018 e 2019 inscrição à beira da falência

Segundo a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), o ano de 2018 foi o pior ano do FIES, com a queda de matrículas e de oferta de vagas. Segundo a instituição, o governo federal retém 8 bilhões de reais de fundo, valor que deveria ser utilizado para cobrir o rombo de 10 bilhões de reais sobre os contratos anteriores.

O Novo FIES implementado pelo Governo Temer subdividiu as vagas em três modalidades, colocando nas mãos da iniciativa privada os contratos de duas modalidades com regras mais rígidas, como resultado mais de um quarto das 310 mil vagas foram preenchidas, mantendo mais de metade das vagas ociosas. Na modalidade privada do FIES, somente 500 contratos foram fechados por estudantes em todo o ano de 2018.

No mês de novembro de 2018, o MEC (Ministério da Educação) tentou lançar um programa para renegociar a dívida de estudantes inadimplentes, com regras que exigem uma entrada de 1 mil reais e parcelas acima de 200,00 reais por mês o que afasta ainda mais o aluno que possui alta dívida com a instituição privada de ensino superior e com o governo.

Segundo dados da ABMES e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) nem as 100 mil vagas oferecidas na modalidade pública do governo que oferece juro zero conseguiu preencher todas as vagas, considerando que a maioria dos candidatos foram barrados pelas exigências dos bancos.

Se o próximo governo que assume em janeiro de 2019 não fizer ajustes e não flexibilizar o acesso ao financiamento estudantil nas universidades particulares, o FIES poderá amargar um ano pior ou até mesmo correr o risco de ser extinto pelo simples fato de não ser um programa eficaz no atual modelo lançado pelo governo Temer.

Para segurar os alunos, muitas universidades estão oferecendo desconto de 50% sobre o valor das mensalidades como forma de reduzir a dívida e o peso do contrato, mas, devido à crise financeira muitos estudantes desistem do curso.

Leia matéria oficial da ABMES: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3117/fies-amarga-fiasco-este-ano-e-um-misterio-de-r-8-bilhoes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*